Cap x - Estruturação de obras musicais

Estruturação Musical

Depois de passarmos pelos conceitos iniciais sobre a teoria musical, e considerando que todos os exercícios e técnicas que foram propostos tenham sido compreendidos e bem treinados:  

Ritmização, digitação, dedilhado e troca de acordes;

·       Introdução á teoria musical, conhecendo suas principais     características e mecanismos;
    ·       Aplicação de técnicas em exercícios (coordenação motora) que habilitam nossas mãos para ritmar e executar (digitar) as notas e os acordes no violão;


Agora vamos ver os ingredientes necessários para colocar em pratica, ou colocar em música, tudo o que estudamos até agora neste guia.


Do processo de composição (Voz e Violão, ou melodia e acompanhamento) a partir de uma letra de música,

Precisaremos;
·       Composição (letra da música)
·        Definir tonalidade (escala usada para musicar a composição)
·       Melodia para a composição
·        Sequência de acordes (com base na tonalidade escolhida)
·       Definir tipo de compasso (batida)
·       Definir andamento (velocidade)

A ordem em que os mecanismos se misturam ou por onde se escolhe iniciar uma composição, não interfere no processo de criação, de forma que antes de ser executada no instrumento e/ou cantada, a música tenha sido organizada em sua estrutura.

Bom, geralmente começamos tocando músicas de outros artistas cujas composições e melodias já estão prontinhas para que possamos ouvir, tocar e cantar.


Só precisamos escolher uma de nosso agrado e saber reconhecer a sua organização estrutural.

Então vamos começar dividindo a composição da forma como geralmente vamos encontrá-la:


Introdução - Basicamente uma passagem que abre uma composição musical, estabelecendo o material melódico, harmônico e/ou rítmico que se relaciona inteiramente ou com algum trecho da obra musical.

Estrofes – estrofe é definida como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja, cada agrupamento de versos junto à melodia das frases, e a sequencia de acordes da estrofe, que pode ou não se repetir.

Refrão – O refrão é o ponto central da composição, para onde caminham as estrofes, e também recebe uma seqüência de acordes que pode ser igual à das estrofes ou não.

Solo – o solo pode ser usado em qualquer parte da música, porém é tradicionalmente visto após o refrão, e sugerindo a continuação, repetição ou o término da música.


Todas estas referencias e suas aplicações variam de uma música para outra.

Reconhecer cada estrutura musical usada dentro de cada composição é uma tarefa que vamos adicionar em nossa rotina de estudos.    

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