Cap VII - Afinando o violão


Afinação do instrumento

Dentre as grandes dificuldades que enfrentam os iniciantes aos estudos do violão, afinar o instrumento é a pior delas. Isto acontece na maioria das vezes porque o aluno somente começa a desenvolver sua habilidade auditiva após iniciar os treinos com o violão, e a partir daí começa a se familiarizar com os sons para conseguir distinguir uns dos outros.

De toda forma, é crucial buscarmos uma afinação correta para que quando tocadas as cordas, elas estejam em harmonia total com a relação estabelecida pelas notas quando aplicadas no braço do violão.

A afinação consiste na mudança de tensão das cordas através das tarrachas que prendem as cordas. Na medida em que vamos apertando a corda, o som vai ficando mais agudo, e quando desapertamos, ele fica mais grave.

Para afinar as cordas precisamos de um som de referência, geralmente utiliza-se a nota LÁ (A), que é produzida através de um pequeno instrumento que chamamos de diapasão, e é encontrado sobre duas formas.

De percussão: feito de metal possui duas pontas, formando algo parecido a um garfo.


De sopro: popularmente utilizado, o diapasão de sopro tem características similares à de uma gaita, esse tipo de diapasão é encontrado em dois tipos: contendo um tom (geralmente LÁ), e também com todas as seis notas referentes ás cordas, com afinação padrão para o violão.


No caso do diapasão de um tom, o som produzido (LÁ) deve ser equivalente ao da quinta corda do violão.

 Porem hoje em dia, com toda ajuda da tecnologia, temos esse trabalho facilitado usando o afinador digital, aparelho este, que já nos dá a freqüência das notas e nos mostra o ponto correto da afinação.



O afinador digital pode ser ligado a um violão elétrico, ou por captação do som, aproximando o afinador às cordas do violão. Alguns violões já saem da fabrica com o afinador embutido, o que praticamente elimina a prática da afinação, deixando um tremendo buraco no processo de percepção das notas.

Já sabemos que o som produzido quando pressionamos a sexta corda na quinta casa, deve ser equivalente ao da quinta corda solta, ou seja, um Lá (A).
 
Vamos fazer o mesmo esquema para com as outras cordas:

O som da quinta (5) corda, pressionada na quinta casa, corresponde ao som da quarta corda solta que vem a ser um RÈ(D).


O som da quarta (4) corda, pressionada na quinta casa, corresponde ao som da terceira corda solta que vem a ser um SOL(G).


O som da terceira (3) corda, pressionada na quarta casa, corresponde ao som da terceira corda solta que vem a ser um SI(B).


O som da segunda (2) corda, pressionada na quinta casa, corresponde ao som da primeira corda solta que vem a ser um MI(E).




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