Afinação do instrumento
Dentre as grandes
dificuldades que enfrentam os iniciantes aos estudos do violão, afinar o
instrumento é a pior delas. Isto acontece na maioria das vezes porque o aluno
somente começa a desenvolver sua habilidade auditiva após iniciar os treinos
com o violão, e a partir daí começa a se familiarizar com os sons para
conseguir distinguir uns dos outros.
De
toda forma, é crucial buscarmos uma afinação correta para que quando tocadas as
cordas, elas estejam em harmonia total com a relação estabelecida pelas notas
quando aplicadas no braço do violão.
A afinação consiste na
mudança de tensão das cordas através das tarrachas que prendem as cordas. Na
medida em que vamos apertando a corda, o som vai ficando mais agudo, e quando
desapertamos, ele fica mais grave.
Para
afinar as cordas precisamos de um som de referência, geralmente utiliza-se a
nota LÁ (A), que é produzida através de um pequeno instrumento que chamamos de
diapasão, e é encontrado sobre duas formas.
De percussão: feito de metal possui duas pontas, formando algo
parecido a um garfo.
De sopro: popularmente utilizado, o diapasão de sopro tem
características similares à de uma gaita, esse tipo de diapasão é encontrado em
dois tipos: contendo um tom (geralmente LÁ), e também com todas as seis notas
referentes ás cordas, com afinação padrão para o violão.
No caso do diapasão de um tom, o
som produzido (LÁ) deve ser equivalente ao da quinta corda do violão.
Porem hoje em dia, com toda
ajuda da tecnologia, temos esse trabalho facilitado usando o afinador digital,
aparelho este, que já nos dá a freqüência das notas e nos mostra o ponto
correto da afinação.
O
afinador digital pode ser ligado a um violão elétrico, ou por captação do som,
aproximando o afinador às cordas do violão. Alguns violões já saem da fabrica
com o afinador embutido, o que praticamente elimina a prática da afinação,
deixando um tremendo buraco no processo de percepção das notas.
Já sabemos que o som produzido quando pressionamos a sexta
corda na quinta casa, deve ser equivalente ao da quinta corda solta,
ou seja, um Lá (A).
Vamos
fazer o mesmo esquema para com as outras cordas:
O som da quinta (5) corda,
pressionada na quinta casa, corresponde ao som da quarta corda solta que vem a
ser um RÈ(D).
O som da quarta (4) corda,
pressionada na quinta casa, corresponde ao som da terceira corda solta que vem
a ser um SOL(G).
O som da terceira (3) corda,
pressionada na quarta casa, corresponde ao som da terceira corda solta que vem
a ser um SI(B).
O som da segunda (2) corda,
pressionada na quinta casa, corresponde ao som da primeira corda solta que vem
a ser um MI(E).
Nenhum comentário:
Postar um comentário