Cap IX - Pestanas



Pestanas

Tão temidas quanto trabalhosas aos iniciantes ao estudo do violão, as pestanas são de total importância no estudo das notas musicais no braço do violão.

Isto porque ela nos permite representar:

Todos os acordes naturais, em modo maior ou menor, considerando também sustenidos e bemóis, que são alterações de tonalidade, e seguem o padrão dos acordes naturais, sendo aumentado ou diminuído em um semitom (1 casa);

Muito importante saber que a pestana, na maior parte de suas aplicações, apresenta a nota Tônica do acorde a ser tocado.



  
  
  • Todos estes acordes montados no braço do violão,

 com 4 fôrmas;
   

  • Facilita o processo de memorização das notas e suas relações com o braço do violão.

Temos o acorde de Fá maior começando na primeira casa do braço, e se estendendo até a terceira.
Então vamos dividi-lo em duas partes:
    
 


A primeira parte corresponde ao nosso dedo 1 (indicador), que pressiona as seis cordas em uma determinada casa, recebendo o nome de pestana por desempenhar o mesmo objetivo da pestana peça, que divide o braço e a cabeça do violão.




 Para um acorde de pestana bem aplicado no braço do violão


    O dedo1 (pestana) deve estar pressionado junto ao braço do violão de forma que possamos escutar o som das 6 notas(cordas) com nitidez.
A melhor dica é procurar encontrar o equilíbrio entre o posicionamento do dedo 1 na casa em que for ser executado, e a força aplicada junto às cordas e o braço do violão,  
        
   Usando polegar como apoio na parte inferior do braço(atrás), 
posicionado entre a segunda e a terceira casa deste(depende tambem do tamanho do violão, tamanho da mão e invergadura).



    O uso do dedo 4(mínimo ou mindinho) se torna mais frequente com a aplicação das pestanas, considerando que o dedo 1 vai estar sempre esticado no braço do violão.

Menos flexível e ágil, o dedo 4 é o que menos trabalhamos no início dos exercícios práticos, ficando menos ágil em relação aos outros que ja estão habituados com aplicação dos acordes onde não há  pestana.

    Os exercícios de digitação são uma ótima opção para treinar os dedos da mão que executa as notas musicais, podendo intensificar naqueles que exigem mais do dedo 4.

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    A segunda parte é aonde acontece a montagem do acorde que segue a pestana, e varia em apenas 4 fôrmas diferentes para todos os acordes maiores e menores, sustenidos e bemóis(sem considerar outros tipos de variação de acordes/alterações).


São elas os acordes:     Mi maior(E) para F, F#
                                     Mi menor(Em)  Fm, F#m...
                                     Lá maior (A) para B, C...
                                     Lá menor(AM) para Bm, Cm...

   Imediatamente podemos montar os acordes que ja nos são comuns, porém reservando o dedo 1.
(coloque-o sobre a peçinha branquinha onde começa o braça do violão)

Reparem no acorde de Fá maior, se tirarmos o dedo 1 restará o acorde de Mi maior (E) na segunda casa,certo?




Nesse caso, o que importa é a variação de acorde(maior ou menor),e a casa que a pestana(dedo 1) ocupa no braço do violão.

Tendo decoradas essas quatro fôrmas, faremos o mesmo para todos os acordes maiores e menores.





É muito comum termos dificuldade com as pestanas no começo, já que é grande o esforço em pressionar as 6 cordas de uma só vez e somente com a ajuda do dedo 1, então mais uma vez temos uma tarefa que exige paciência e determinação, toda ela que é recompensada pelos benefícios de dominar as pestanas, e com isso ter acesso a quase todos os acordes que podemos montar no braço do violão. 

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